Equipe de Suporte do Departamento de Informática
Rio, 20/11/2017.

Correio Eletrônico

O Departamento de Informática oferece atualmente os seguintes serviços de correio eletrônico aos seus usuários: SMTP, SMTPS, POP3S, IMAPS e Webmail (HTTPS). Os protocolos SMTPS, POP3S, IMAPS e HTTPS (Webmail) utilizam SSL (Secure Socket Layer) para garantir a confidencialidade da troca de mensagens entre o servidor e o cliente de correio. Esses protocolos são suportados por todos os clientes de correio clássicos, como: Eudora, Outlook, ThunderBird, Evolution, Pine e Fetchmail, e o HTTPS é suportado pelos navegadores Web em geral.

Os servidores do DI foram configurados com certificados digitais emitidos pela autoridade certificadora (AC) privada do próprio DI. Por essa razão, esses certificados não são automaticamente reconhecidos pelos sistemas e aplicativos. Para possibilitar esse reconhecimento, é necessário instalar o certificado digital da AC do DI PUC-Rio no sistema ou no aplicativo do usuário, conforme informado na página sobre Autoridade Certificadora.

Configuração do Aplicativo de Correio Eletrônico

Para configurar o aplicativo de correio eletrônico, o usuário deve utilizar as informações dos servidores de saída (SMTP/SMTPS) e entrada (POP3S/IMAPS) listadas na tabela a seguir:

Usuário Servidor de Saída Servidor de Entrada
alunos de graduação smtp.grad.inf.puc-rio.br mail.grad.inf.puc-rio.br
professores de tempo integral smtp-di.inf.puc-rio.br mail-di.inf.puc-rio.br
demais usuários do DI smtp.inf.puc-rio.br mail.inf.puc-rio.br

Os servidores de saída utilizam as seguintes portas: 25 (SMTP), 465 (SMTPS) e 587 (porta recomendada). Os servidores de entrada utilizam as seguintes portas: 995 (POP3S) e 993 (IMAPS). O usuário deve escolher apenas um dos padrões de serviço de acesso a caixa postal: POP3S ou IMAPS (padrão recomendado). O primeiro é configurado por default para baixar as mensagens do servidor para a estação local liberando espaço no servidor, enquanto o segundo mantém as mensagens no servidor até que o aplicativo de correio solicite o apagamento, mantendo-se sincronizado com o serviço de Webmail.

O detalhamento passo a passo da configuração do POP3S e do IMAPS em alguns clientes de correio pode ser obtida abaixo:

- Outlook (IMAPS)

- Thunderbird (POP3S)

- Thunderbird (IMAPS)

- Windows Mail

Webmail

O serviço de Webmail está disponível para os usuários do DI através dos seguintes endereços:

- alunos de graduação: http://webmail.grad.inf.puc-rio.br

- demais usuários do DI: http://webmail.inf.puc-rio.br

No segundo caso, o usuário deve selecionar a categoria na qual se enquadra.

Redirecionamento de mensagens e controle de cota

Para redirecionar as mensagens para um outro endereço válido e obter informações sobre cotas, foi disponibilizado um utilitário gráfico que pode ser acessado a partir do link Utilitários, no menu à esquerda. Será solicitada a conta e senha do usuário, utilizadas no Eudora.

As informações sobre cotas referem-se ao espaço em disco para armazenamento de arquivos e para caixas postais do usuário. Periodicamente, o usuário deve esvaziar a caixa postal Trash do Eudora e/ou do Webmail.

É importante observar que, caso a cota de e-mail seja ultrapassada (caixa postal lotada), o usuário deixará de receber novas mensagens.


Avisos Importantes | Utilitários | Mapa do Site | Downloads | Suporte Online | Webmail Pós-Graduação | Webmail Graduação


© Copyright 2013 Departamento de Informática PUC-Rio - Todos os direitos reservados