Equipe de Suporte do Departamento de Informática
Rio, 22/9/2017.

Perguntas Freqüentes

Correio Eletrônico

1. Como fazer o redirecionamento de mensagens?
R: O redirecionamento deve ser feito através dos Utilitários On-line. Para isso, deve-se selecionar a opção Utilitários no menu lateral da página da Equipe de Suporte. Em seguida, deve-se selecionar a opção que se aplica ao usuário, dentre as opções: Alunos de Graduação, Alunos de Pós-graduação, Professores Horistas e Professores de Tempo Integral. No formulário de autenticação, o usuário deve utilizar o login e a senha cadastrados no sistema. Após a autenticação, deve-se selecionar a opção Redirecionamento de E-mail para cadastrar o endereço de redirecionamento.

2. Como fazer para utilizar o Outlook para acessar as mensagens da caixa postal?
R: No momento, nosso sistema oferece o serviço de Post Office conhecido como POP3 apenas para Alunos de Graduação e Professores de Tempo Integral. Para Alunos de Pós-graduação e Professores Horistas o serviço de Post Office disponível é o APOP. O Outlook não suporta este protocolo. Em breve, nosso sistema vai oferecer o serviço POP3S, suportado pelo Outlook.

3. Quais clientes de correio suportam APOP?
R:
Os clientes de correio Eudora, Pegasus, Evolution, Fetchmail e Mozilla Thunderbird.

4. Como fazer para acessar o serviço de Webmail?
R:
O serviço de Webmail pode ser acessado através de qualquer navegador Web. Esse serviço está disponível para Professores, Alunos de Pós-graduação e Funcionários no endereço webmail.inf.puc-rio.br. Para Alunos de graduação, o serviço está disponível no endereço webmail.grad.inf.puc-rio.br.

Acesso Remoto Seguro

1. Como fazer para acessar a conta do usuário externamente?
R: Basta abrir uma sessão SSH (Secure Shell) na estação obaluae.inf.puc-rio.br. Maiores informações podem ser encontradas no site da Equipe de Suporte, no menu Serviços, opção Acesso Remoto Seguro.

Transferência de Arquivos

1. Como fazer para acessar o home do usuário a partir da rede externa?
R: Basta abrir uma sessão SFTP (Secure File transfer Protocol) na estação ftp.inf.puc-rio.br. Maiores informações podem ser encontradas no site da Equipe de Suporte, no menu Serviços, opção Transferência de Arquivos.

2. Como fazer para acessar um servidor FTP externo a partir da rede interna?
R: Basta configurar o cliente FTP para operar em modo passivo. No Internet Explorer, deve-se selecionar a opção Internet Options do menu Tools. Na janela Internet Options, deve-se selecionar a guia Advanced. No grupo Browsing, deve-se marcar a opção Use Passive FTP (for Firewall and DSL modem compatibility) e confirmar a alteração. Para acessar um servidor FTP, basta digitar a URL nos seguinte formato: ftp://login@servidor.dominio. Normalmente, para um cliente FTP de linha de comando, basta digitar o comando passive no prompt para configurar o modo passivo.

Ajuste do Horário de Verão

1. Como programar o ajuste automático do horário de verão no Linux?
R: A programação deve ser executada em dois passos. Primeiro, deve-se substituir o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East pelo arquivo East, disponível na Área de Download do site da Equipe de Suporte. Em seguida, deve-se copiar o novo arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East para o arquivo /etc/localtime. Esse procedimento deve ser executado com privilégio de administrador de sistema, no caso, privilégio do usuário root. Os comandos abaixo se referem ao procedimento descrito.

/bin/su - (ou sudo /bin/bash)
cd /usr/share/zoneinfo/Brazil
mv East East.old
wget http://suporte.inf.puc-rio.br/download/apps/TZEDIT/East
cp East /etc/localtime
date

2. Como programar o ajuste automático do horário de verão no Windows?
R: A configuração deve ser executada em dois passos. Primeiro, deve-se reconfigurar a regra da mudança do horário de verão do timezone referente à Brasília (GMT -03:00) com o programa Time Zone Editor, disponível na Área de Download da Equipe de Suporte. Em seguida, deve-se reconfigurar o timezone atualmente utilizado para efetivar a nova programação através da guia Time Zone da janela de Propriedades de Data & Hora. Mesmo que o Time Zone atual já seja referente à opção Brasília (GMT -03:00), a reconfiguração deve ser feita e aplicada. Esse procedimento deve ser executado com privilégio de administrador de sistema, no caso, privilégio do usuário administrator. O procedimento descrito é detalhado na página do RDC, na matéria Horário de Verão.

Firefox não abre no Fedora

1. Por que o Firefox informa que existe outro processo em execução quando, na realidade, não existe nehum processo do Firefox em execução?
R: Eventualmente, no seu encerramento, o firefox não remove os arquivos ".parentlock" e "lock", localizados dentro da profile ativa do usuário, em ".mozilla/firefox/????????", no home do usuário. Para solucionar o problema, esses arquivos devem ser apagados manualmente.

Avisos Importantes | Utilitários | Mapa do Site | Downloads | Suporte Online | Webmail Pós-Graduação | Webmail Graduação


© Copyright 2013 Departamento de Informática PUC-Rio - Todos os direitos reservados